Av José Carlos, Sanches Cibantos, 14 - Marília - SP - 17507-395

Entenda o que é tecnologia flash usada em pendrives e cartões de memória

A principal característica desta categoria é a maior facilidade de acesso e alteração dos dados no chip, além da manutenção das informações após interrupção do fornecimento de energia. A flash é utilizada no HD e se diferencia das EEPROMs por sua capacidade de apagar as informações em blocos e não por byte.
 
A tecnologia começou a ser desenvolvida em 1980, pela Toshiba. O termo flash possui esse nome porque o processo de apagar todos os dados de um chip semicondutor lembra o funcionamento do flash de uma câmera fotográfica. A memória flash, além do HD, está presente em outros diversos dispositivos como pendrives, SSDs, cartões de memória, celulares e câmeras.
 
 
Como funciona o processo do flash?
 
Uma célula de memória flash padrão compreende um transistor de armazenamento com duas portas: uma de controle e outra flutuante. A porta de controle faz a conexão da célula com a porta flutuante, que fica isolada do transistor por uma fina camada de óxido ou de material dielétrico.
 
Quando a porta de controle está “aberta”, a célula vale um. Através do processo de tunelamento Fowler-Nordheim, é aplicada uma tensão elétrica na porta flutuante, que armazena a carga eléctrica e controla o fluxo da corrente.
 
Ao receber a voltagem, a porta flutuante empurra elétróns de carga negativa para o outro lado da camada de óxido, onde inicialmente existe uma forte carga positiva.
 
Essa alteração de carga positiva para negativa faz o sensor da célula mudar de um para zero. É assim que cada célula da memória flash altera seu conteúdo.

 
Memórias flash e aplicações
Há dois tipos de memória flash: NOR e NAND. Estruturalmente, a principal diferença entre elas é que a flash NOR reescreve os dados por byte e a flash NAND reescreve em blocos de bytes.
 
A NOR não utiliza componentes compartilhados e pode se conectar a células individuais em paralelo, o que permite acessar os dados aleatoriamente. É usada para armazenar sistemas operacionais de smartphones e a BIOS de computadores, por exemplo.
 
As células da NAND têm tamanho mais compacto, com menos linhas de bits. Esse tipo de memória lê e grava sequencialmente, sendo usada em pendrives, SSDs, cartões de memória, câmeras digitais, players de áudio e set-top boxes.
 
Endereço
Av José Carlos, Sanches Cibantos, 14 - Marília - SP - 17507-395
Seg. à Sex. das 08h00h às 18h00
Sábado das 08h00 às 12h00
Telefone:
(14) 3454-4060
Whats App:
(14) 99734-4060
© 2021 Assistec Informática - Assistência Técnica em Notebook e Computador - Marília-SP. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

Whats